quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A arte de se relacionar: algumas coisas que você precisa saber



Relacionamento: a possibilidade de criar laços com alguém.

Se você está ou já esteve em um relacionamento tem ideia do que estou falando. Algumas pessoas dominam a arte de se relacionar, enquanto outras têm certa dificuldade e não é à toa.

Não existe uma fórmula secreta para ter um bom relacionamento, mas existem algumas coisas que precisamos nos atentar:

1 – Ninguém pertence a ninguém

É bem simples, apesar de ser muito difícil para algumas pessoas aceitarem isso. Você não pertence a uma pessoa e nem outra pessoa pertence a você. Portanto, se você está em um relacionamento com alguém, essa pessoa pode estar com você por diversos motivos, mas o principal deles é porque ela quer. Apesar de parecer um pouco assustador, tente enxergar a maravilha disso! A outra pessoa poderia estar sozinha ou com outro alguém qualquer, mas escolheu dedicar um tempo da vida dela a você. Aproveite a oportunidade.

2 – Confiança

A confiança é algo que constitui a base de um relacionamento, assim como o respeito. É preciso aprender a confiar que a pessoa respeitará aquilo que está acordado entre vocês. Por exemplo, se vocês optaram pela fidelidade e por não ter outros parceiros, vocês precisam confiar que o seu companheiro manterá aquilo que foi acordado. Confiar é essencial, entretanto confiar cegamente (de forma irracional) também não é saudável. Se você desconfia de algo, seja sincero e converse com seu parceiro.

3 – Ciúmes

Muitas pessoas, apesar de confiarem em seus parceiros, ainda sentem ciúmes. O ciúme nem sempre é sinônimo de desconfiança. Na verdade, o buraco é mais embaixo... Nem sempre é possível identificarmos facilmente qual é a base de nosso ciúme, mas é possível sim se atentar a todos os fatores que o mantem. A dica geral aqui é: pare e pense. Se coloque no lugar da outra pessoa e pense se isso (seja lá o que for) é realmente motivo para sentir ciúmes. Se for, converse com seu parceiro.

4 – Respeito

Respeito é bom e todo mundo gosta. É o que dizem por aí. Às vezes o nosso parceiro não quer ver aquele filme que amamos ou sair com aqueles amigos que adoramos. Outras vezes eles vão tomar algumas decisões que podemos até não concordar, mas sempre precisamos respeitar. Respeitar as escolhas, as decisões, o espaço.

5 – Converse: o óbvio nem sempre é óbvio

Converse. Simples assim? Converse com sinceridade e com respeito. Se você não concorda com algo ou não gostou de algo que o parceiro fez, diga. Se você não disser, a outra pessoa não adivinhará. O que é óbvio para você pode não ser para o seu parceiro. Muitas vezes também nos enganamos com algo e nesses casos isso só poderá ser esclarecido se expormos o que pensamos e sentimos. 

6 – Sim, você pode viver sem o seu companheiro

Essa afirmativa pode ser mais dolorida para algumas pessoas do que a primeira. Você viveu vários anos antes de conhecer o seu parceiro e certamente será capaz de viver vários outros sem ele também. Isso significa que você tem um coração de pedra? Não. Significa que precisamos saber quando um relacionamento não anda bem e quando começa a nos fazer mal. E ainda assim é possível ver a beleza na afirmativa acima! Porque apesar de ninguém pertencer a ninguém e de você ser capaz de viver sem o seu companheiro, você ainda optou por mantê-lo em sua vida! Que privilégio hein! Aí está a beleza da coisa!

Lembre-se de que ninguém passa pela nossa vida à toa. Todos têm um papel a cumprir. Seja alegrar brevemente o nosso dia ou mudar o rumo da nossa história. E como não adianta muito sofrer com o futuro, viva o presente e aproveite tudo aquilo que a pessoa que está ao seu lado tem a lhe oferecer!

Se ame e se deixe amar!


6 comentários:

  1. Me ame e me deixe te amar! Apenas li verdades, verdades essas, invlusive, que tento viver todos os dias e fazer minha parceira mais satisfeita por estar ao meu lado! Obrigado por me escolher e se deixar ser escolhida! Eu te amo! E que a cada dia possamos nos escolher mesmo quando estivermos velhinhos! Ich liebe dich!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sempre é fácil tentar seguir tudo isso, mas quando temos alguém do nosso lado que nos apoia, tudo fica melhor. Obrigada por estar sempre ao meu lado! Eu sempre irei escolher você! Te amo! Ich liebe dich, mein Fisch!

      Excluir
  2. Amei o post!!! Concordo com tudo que você escreveu. Estou namorando a mais de 5 anos e sei que relacionamento é basicamente confiança, respeito e amor. Suas dicas foram ótimas!!
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  3. Você descreve lições básicas da vida e de qualquer relacionamento, é a assim com amigos e amores ( família, filho, namorado e marido). Se não houver tudo isso, não funciona. Maravilhoso seu posto. Pena que algumas pessoas demoram para aprender isso. Bjs 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas mais importantes é a comunicação, né? Se a comunicação estiver boa, tudo fica mais fácil!!!
      Beijos!

      Excluir