quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ano novo é placebo


Sim, isso mesmo que você leu ali em cima! A atual ideia de ano novo é culturalmente questionável. As pessoas ficam ansiosas, fazem planos e definem metas. Compram roupas novas para a “virada do ano”, fazem simpatias e comemoram!


“Ano novo” na verdade é apenas mais uma passagem de um dia para outro. Assim como se passa do “dia 24” ao dia “25”. Não há, necessariamente, motivos para celebrar a mudança de uma folha do calendário, como se magicamente tudo fosse mudar e de repente você se tornasse capaz de realizar todos os seus sonhos, que aliás, você teve a oportunidade de concretizá-los no ano anterior, mas não o fez.


Nós só mudamos quando queremos mudar e nos dispomos a isso. Essa atitude de mudança independe do dia do ano ou de um número em um calendário. Independe de dar 7 pulinhos ou de vestir branco. Depende apenas de você mesmo!


Apesar disso, o ano novo se torna um placebo, pois, mesmo que não se relacione a nada disso que foi dito anteriormente, ele gera nas pessoas (ou elas pensam que geram) uma força interior que as motiva e as incentiva a mudar, a estabelecer metas e a tentar ser alguém melhor, tentar ser a melhor versão de si mesmo.


Não há mal nenhum nisso! Apenas tente se lembrar de que todo dia é dia para mudar, e não só na segunda-feira. Todo dia é dia de investir em si mesmo, de cumprimentar a pessoa que passou do seu lado, de jogar o lixo no seu devido lugar. Todo dia é dia fazer planos e estabelecer metas, mas também de tomar atitudes para provocar aquela mudança que você tanto quer em você ou na sua sociedade.


Não há mal nenhum no ano novo, assim como também não há mal nenhum compreender todo o poder de mudança e transformação que habita em nós e que espera apenas uma faísca para ascender a chama da vontade, queimando tudo aquilo que não serve mais e abrindo espaço para o novo, para o melhor.

Feliz ano novo: torne novo o ano!



26 comentários:

  1. è aquele velho ditado né, nao adianta o ano mudar e voce ser o mesmo do ano anterior. Se voce nao tiver metas, objetivos para alcançar, NUNCA vai sair da mesmice, da rotina. Só vamos para frente com nossos passos, e nao com o dos outros. Parabens pelo post, Sucesso , Feliz 2017 ♥

    ResponderExcluir
  2. TEXTO MUITO BACANA.REALMENTE AS PESSOAS,NA VIRADA DO ANO,ELAS SE SENTEM MAIS MOTIVADAS A FAZER O NOVO ANO SER DIFERENTE.O PROBLEMA É QUE A MAIORIA,COM O PASSAR DOS DIAS,ESQUECEM DE TUDO QUE PROMETEU MUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Devemos nos comprometer com a nossa própria evolução!

      Excluir
  3. Garota, você colocou no seu texto aquilo que venho pensando desde um tempo, afinal, por que começar aquela dieta só na segunda? Por que mudar só no primeiro dia do ano?
    Parabéns, amei o texto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. “Ano novo” na verdade é apenas mais uma passagem de um dia para outro. Pior que é verdade né ?! Eu acho que se você determinar algo hoje pode fazr sabe? As pessoas botam muita fé que é ano novo vida nova e tals mas EU tenho comigo que quem faz a vida nova é voce, seja hoje amanha seja dia 02 de abril. Gosto de comemorar o ano novo sim, mas acho que a mudança vem de dentro não do dia 31 para o dia 1
    Arrasou amei o post
    www.amorouvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Amei seu post, e concordo um pouco com vc, eu amo réveillon por ter terminado mais um ano,acho o momento de agradecer assim como todos os dias devemos fazer; Assim como vc disse pq a gente espera 365 dias para tentar novamente, eu concordo acho que nunca é tarde para recomeçar, para fazer metas.
    E sem dúvidas ano novo dá uma inspiração maior, o que de certo ponto é bom mas que poderia ter em outras datas do ano.
    Amei o seu post, o jeito que colocou seu ponto de vista, quero mais post assim irei fuxicar seu blog para ler mais coisas.
    Beijinhos e muito sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Comemorar é sempre bom e não tem nada demais nisso! Só precisamos estar cientes de que tudo depende da gente!

      Excluir
  6. Que ótimo texto, falou tudo! O ano novo realmente gera essa expectativa de renovação dentro das pessoas pois eu mesma sinto muto isso, acho que é parte do empurrãozinho que precisamos para realizar o que queremos/precisamos. Ainda sim, todos os dias são iguais e podemos começar nossa mudança em qualquer um deles mas acho que sentir essa renovação no ar, mesmo que seja apenas psicológica, torna mais fácil de começar naquele momento.
    Beijos ;)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Eduarda! Sentir essa renovação no ar é ótimo e contagiante! Precisamos aproveitá-la, como você mesmo disse, como um empurrãozinho ;)

      Excluir
  7. Nossa, super concordei com o que você escreveu. Tá certo que o ano novo é só uma data, mas porque não aproveitar a simbologia toda e se automotivar a levar uma vida melhor ou atingir metas né? É isso! Um Ótimo ano novo para você! Bjo!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que temos que comemorar sim o ano novo, não é só uma mudança de folha no calendário. A gente tem que comemorar pelas dificuldades que enfrentamos no ano e conseguimos chegar vivos ao fim do ano. Eu sempre mentalizo coisas boas pro ano que vai entrar e me esforço pra isso.

    Que seu ano seja maravilhoso!
    Beijão,
    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Você tem razão: o ano novo cria essa expectativa, mas não adianta nada se tudo permanecer do mesmo jeito. O ano não muda magicamente. A vida vai mudando conforme nós mesmos mudamos com ela.

    Aliás, essa é a mágica do ano novo, de uma nova semana, de um dia novo: acreditar que a vida se renova conforme os dias vão passando.

    E se pensarmos frequentemente nisso, encontramos inspiração e força para seguirmos adiante e renovados.

    Abraços,
    Julianna
    rainhadaepifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Se pensarmos dessa forma, com certeza grandes mudanças se tornarão possíveis!

      Excluir
  10. Olha gostei muito do seu post e verdade todo ano no ano novo a gente cria varias expectativa de que vamos mudar do dia pra noite pode passar muito anos novos mas se agente nao decidir mudar por no e nao porque e ano novo ai sim vamos mudar. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Espero que esse "ano novo" seja novo para você!

      Excluir
  11. É o que eu sempre digo não existe ano novo com atitudes e manias velhas, não existe ano novo com erros velhos. É preciso mudar, é preciso ser novo. Isso ai, gostei !

    ResponderExcluir
  12. Oii Clara,


    Que texto lindo, inspirador. Realmente, somos nós que fazemos o nosso ano novo. Não adianta o próximo ano chegar se os mentores da mudança, que somos nós, não fazer nada acontecer.

    Amo seu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Já dizia Drummond "Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano,foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança..." É exatamente o que acontece conosco a cada ano que chega, concordo que todos os dias temos que fazer do ano de fato novo, todos os dias devem valer a pena!

    http://publicando-blog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir