sexta-feira, 18 de novembro de 2016

19 de novembro



Mais um dia em novembro surgia e o sol se cobria com nuvens que anunciavam chuva. Como é de se esperar, não se pode esperar aquilo que se espera. Traduzindo: não crie expectativas. Naquele momento eu já não tinha nenhuma e um peso me era tirado das costas. Como é bom ser livre por não carregar na mente aquilo que você espera dos outros! Isso te poupa muito trabalho e um bocado de frustração.

Por muito tempo ignorei o significado daquele dia, esse mesmo que surgiu com o sol coberto por nuvens. Ignorei até perceber que não se pode ignorar um elefante pintado de amarelo com bolinhas pretas. Quanto mais esforço fazemos para ignorar ou esquecer algo, maior é a energia e o pensamento que estamos transferindo a isso. Então caímos em um paradoxo. Para ignorar algo, eu penso que devo ignorar, se penso que devo ignorar algo, estou pensando nesse algo que deve ser ignorado. Confuso? Na prática é mais simples e também mais complexo ainda.


Por fim, o que quero dizer é que com o passar do tempo – e das pessoas – instalou-se em mim a verificação de que não há mal nenhum nesse dia (além do que eu ou qualquer outra pessoa pode atribuir). É um dia da semana, que pode ser apenas mais um dia qualquer, ou também pode ser “o dia”, tudo isso dependendo dos significados que eu e os outros colocamos nele.

O engraçado nisso tudo é que: se eu coloco diversos significados nesse dia, consequentemente estou esperando algo (significante). E como disse lá em cima – “Como é de se esperar, não se pode esperar aquilo que se espera” – Por outro lado, enquanto retiro todos os demais significados desse mesmo dia, ele passa a ser apenas “mais um dia em novembro que surgia com o sol coberto por nuvens que anunciavam chuva”.

Vejo então dois caminhos possíveis, o caminho do significado – coberto pela possibilidade da frustração, uma vez que foi depositada alguma expectativa, e o caminho da indiferença – coberto pela ausência de esperança (uma vez que não se espera nada), mas com uma pequena possibilidade de me surpreender com o dia do qual eu nada esperava.


Qual rumo e significado (ou a falta dele) esse dia vai tomar hoje e com o passar dos anos não sei dizer. A única coisa que digo é que o maior presente que posso receber a cada 19 de novembro é perceber que por mais que outros dias como esse tenham se passado, o dia de hoje está no presente, é o presente.


30 comentários:

  1. Mulher que texto mais lindo,fiquei sem palavras!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto ganhou uma seguidora sucesso :)

    ResponderExcluir
  3. Tô boba, que texto maravilhoso 👏🏼👏🏼 Você precisa lançar um livro urgente ❤️

    ResponderExcluir
  4. Tentar não pensar é pensar mais. Do que quer que seja, apenas espontaneamente se esquece.
    GK

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, e verdadeiro quanto mais tentamos esquecer algo mais energia e tempo colocamos nesse pensamento, ao invés de ser algo que caia no esquecimento rápido como os outros fica "martelando" na nossa cabeça. ! Muito inteligente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Que belo texto. Temos que viver cada momento e esperar que as coisas aconteçam e não criar expectativas ou poucas porque às vezes é difícil não criar expectativas. Beijo bom.

    ResponderExcluir
  7. Wow!!! Que texto incrível , amei!!Você se expressa muito bem!! ;)
    Thamybittencourt.weebly.com

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindooo...admiro muito quem tem esse dom de escrever
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. como vocee escreve bem mulher rrsrsrs , lindo texto ! realente criar expectativas muita das vezes nos causa só frustração .. beijooooooos

    ResponderExcluir
  10. Uau, eu não sei nem o que dizer depois de ler esse texto, minha mente borbulhou e imaginou várias interpretações que no final eu não consegui escolher qual delas se encaixa melhor kkk Parabéns por despertar em seus leitores o pensamento crítico. E que o dia 19 seja um presente de Deus!!

    ResponderExcluir
  11. Texto incrível! Você escreve super bem!

    Beijo♥ www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Você é muito talentosa digo isso de ❤️ e que nunca te falte inspiração para escrever mais textos lindos como esse um bjo😘

    ResponderExcluir