segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O presente que o presente nos dá



Várias vezes nos pegamos olhando para passado e para o futuro, mas não para o presente que está diante de nossos olhos.

Olhamos para trás, quase sempre para relembrar antigas dores e sentimos angústia. Olhamos para frente, quase sempre tentando imaginar o que nos aguarda e nos sentimos ansiosos. Nessas situações temos sentimentos decorridos de coisas que já se passaram ou coisas que ainda nem ocorreram e sofremos de novo ou sofremos por antecipação.

Não devemos, claro, subestimar a importância que esse tipo de olhar pode ter, mas não devemos jamais deixar que nossa atenção seja dirigida apenas a esse tipo de coisa. Olhar para trás pode ser importante para perceber o quanto mudamos em tão pouco tempo, relembrar erros que não queremos cometer novamente e até mesmo nos deliciar com boas memórias que sempre nos fazem rir e nos aquecem o coração.

Olhar para frente pode nos ajudar no planejamento e na organização da nossa vida hoje, para que possamos encaminhar (ou tentar encaminhar) nossa vida na direção do caminho que queremos percorrer. Entretanto, olhar constantemente para frente pode causar também alguns efeitos colaterais, principalmente a ansiedade e até mesmo a frustração.

O olhar que não deve jamais ser ignorado é o olhar do presente, pois é somente no presente que vamos nos constituindo e mudando o ambiente a nossa volta. A cada novo dia novas versões de nós mesmos são produzidas e escolhemos aquilo que ainda precisa ser aperfeiçoado. O presente, mais que fruto do passado, é a construção do futuro. O que existe é o agora, o presente. O instante no qual você começou a ler esse texto não existe mais, o que existe é esse instante, esse mesmo em que você está lendo agora e só existirá enquanto você continuar lendo. Em seguida novos instantes virão. O presente nunca pára.



Uma possível forma de lidar com nossas constantes visões do passado e do futuro seria viver o presente. Lembrar que o presente não tem esse nome à toa e que a vida é uma dádiva. Cabe somente a nós decidirmos se vamos aproveitar ou não o presente que o presente nos dá a todo momento: a oportunidade de viver.

26 comentários:

  1. Adorei o seu post, realmente devemos refletir e parar de ficar preso ao passado ou até mesmo ao futuro e viver o hoje. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo!
    O presente é mais que essencial para nossas vidas. Pra termos a oportunidade de fazer um futuro diferente do passado!
    Beijinhos e Sucesso

    Amei o texto!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, parece que esse texto foi escrito pra mim,você tem talento pra isso; parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma tatuagem que diz muito sobre isso: Carpe Diem!
    aproveitar, ao máximo, o que a vida nos dá... sem se arrepender!

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, viver intensamente o presente, pq o passado já foi, e o futuro a Deus pertence!

    Seria bom se fizéssemos isso não é? Ótimo pensamento amei!


    Bjokas, bypaulanascimento.com

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto!
    Ótima reflexão, concordo muito que temos que sempre focar no nosso presente. O momento de ser feliz é agora. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu texto, muito bem escrito e elaborado. Como você falou em uma parte do texto, temos que olhar para a frente, sempre!

    ResponderExcluir
  8. Incrível o seu texto, realmente nunca vivemos o presente geralmente de olho no futuro, no depois.. Seu pensamento combina muito com minha filosofia de vida "Carpe diem".

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. "lembrar que o presente não tem esse nome à toa. A vida é uma dádiva" 💙💙💙
    Que texto lindo

    ResponderExcluir
  10. ótimo texto, muitas vezes ficamos focados nos erros do passado, ou então ansiosos pelo futuro que acabamos esquecendo de viver o agora. Para que na frente não nós arrependemos ! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não devemos nos prender nem no passado nem no futuro. Apenas no tempo que segue

      Excluir
  11. Amei o seu texto! Adoro ler coisas assim, para refletir, pensar. Vou voltar com certeza mais vezes por aqui ;)

    ResponderExcluir
  12. Que texto lindo, tudo que você falou é verdade. Eu olho muito para o futuro é para o passado, e às vezes me esqueço do presente. Mas depois desse texto vou passar a valorizar mais o presente e viver o agora. 😘👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Naiara! Também estou na luta para focar sempre no presente ahsuhas

      Excluir
  13. Adorei ler este texto. Tocou o meu coração, ainda por cima hoje estava a ter um dia bem sensivel. quem me dera ter essa capacidade de focar no agora. que lindo :)

    The Silver Memoir

    ResponderExcluir