sexta-feira, 11 de março de 2016

O agora que virá



Na noite quente, a brisa é um presente e enquanto ela toca minha pele, meus pensamentos vão para longe. Viajam no espaço e no tempo, vou para outros lugares e em outros momentos. Momentos que ainda não aconteceram... Como é gostoso e ao mesmo tempo doloroso imaginar o "futuro"! Aqui me refiro ao futuro como o agora que virá e isso inevitavelmente está repleto de desejos, vontades, anseios e receios.

Como curioso e medonho seria se pudéssemos ter apenas um vislumbre desse agora que ainda está para chegar! Mas tudo é constante e inconstante, de forma que tudo muda enquanto eu falo. Tudo isso causa uma sensação de incerteza e talvez de insegurança. Se tudo oscila, que garantia temos que alcançaremos aqueles sonhados objetivos? E mais: e quando esses objetivos dependem de outros fatores e até mesmo de outras pessoas? A nossa liberdade termina onde começa a liberdade alheia (ou ao menos em teoria porque sabemos que na realidade nem sempre é assim).

E então deixo de pensar no futuro e me pego pensando em todas as implicações para a realização ou a não realização de meus objetivos. Apesar de pregarmos a individualidade e autonomia, somos seres dependentes e completamente interligados uns aos outros. Que responsabilidade tem o outro na concretização de meus desejos? Reformulando: que responsabilidade atribuo ao outro para realização de meus desejos?

(...)


Paralelamente a tudo isso, há pessoas que acreditam que existem forças, que não compreendemos totalmente, e que de alguma forma regem as coisas e dá ordem ao aparente caos de possibilidades que se apresentam diante de nós. Para essas pessoas ainda há a possibilidade de acreditar que apesar de toda essa incerteza, há uma razão por trás de tudo isso. "O que tiver que ser, será!" E nisso encontram um alívio momentâneo ao tormento de imaginar que somos uma mosca em uma teia. Que cada fio está ligado a outros 5 fios, que estão ligados a outros 25 fios e assim sucessivamente... Que teia pegajosa! É difícil lutar e sair do lugar, é mais fácil se render ao cômodo. E além do desafio de sair do lugar, encontramos o desafio da escolha a todo momento. Estamos condenados a escolher. Ao escolher, nos deparamos com milhares de opções, sem saber ao certo as implicações de todas elas. É como lançar os dados e torcer para sair um sete!

Mas não se desespere! Essas dúvidas não extinguiram nossa espécie, portanto considera-se que é possível conviver com elas e mais: é impossível viver sem elas.

Enquanto penso, enquanto duvido, vivo.

Enquanto vivo, construo e transformo a realidade em que vivo, na mesma medida em que ela me transforma. E sigo, na esperança (expectativa) de que minhas escolhas me guiarão pelo caminho que supostamente acredito ser o melhor para mim.

26 comentários:

  1. Eu amo esses textos que fazem a gente refletir. bjss

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente me encanto com textos assim, pois parece que você escreve com a alma isso é o que torna tao belo.
    beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amada! Você escreve super bem mesmo, parabéns!!! TE desejo muito sucesso!!
    Bjks!!
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir
  4. Texto lindo!! É bem assim mesmo... Tudo está em constante transformação e somos assombrados pelo futuro que nos aguarda a virar a esquina. Sempre imaginamos o que virá em seguida e muitas vezes isso acaba nos impedindo de aproveitar o presente... Temos mesmo que manter a esperança de que dia após dia escolhemos o melhor para nós!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de ler.
    E amei seu texto!
    Você escevre muito bem e tenho certeza que vai fazer muito sucesso.
    Você expressa seus sentimentos e isso é fundamental!
    Sucesso!

    Maicon Costa

    www.maiconac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo! Você escreve muito bem, a forma como escreve é lindo parabéns! Beeeijo

    ResponderExcluir
  7. Fantástico, que texto mais lindo! É sempre bom, pararmos um pouco e lermos algo que nos faça refletir!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto e sua forma de escrever!
    Gosto muito desse estilo de escrita!

    http://garotaaoquadrado.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Evee! Ainda tenho muito o que melhorar, mas é bom saber que meu estilo agrada! Obrigada!!!

      Excluir
  9. Que texto maravilhoso, é um dom ter tanta inspiração para escrever tão bem assim, isso me lembra muito de quando eu escrevia pra postar no tumblr, hoje já não tenho inspiracao. Parabéns e cuide do seu dom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jessy! Com certeza o retorno que vocês dão serve de motivação para continuar! Obrigada!

      Excluir
  10. Como seria bom se conseguíssemos prever o que está por vir né.. Refleti bastante aqui...

    ResponderExcluir
  11. Seu texto me fez refletir sobre diversas coisas...
    E uma delas é o fato de que às vezes me prendo muito ao futuro e me esqueço do presente. Por mais que eu escreva sempre e expresse meus sentimentos, eu também erro. E nem sempre sigo o que escrevo.
    Você se expressa muito bem! Amei ler!
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes fazemos isso mesmo, nos prendemos ao futuro ou ao passado e nos esquecemos do momento presente. Muito obrigada! E amei seu blog!

      Excluir